Montagem, Desmontagem e Identificação de Problemas de Hardware em Micros

Montando um computador

Para simplesmente montar um PC, você não precisa de muitas ferramentas. Na verdade, você pode se virar muito bem usando apenas uma chave de fenda. Entretanto, se você quiser trabalhar também com cabeamento de redes e manutenção de notebooks, vai precisar de um conjunto mais completo, contendo chaves torx e um alicate de crimpar cabos de rede. Além disso, é sempre bom ter um testador de cabos, um multímetro e também um passador de fios à mão, para eventualidades. Boas  ferramentas podem durar a vida toda, por isso são uma boa coisa em que se investir. Elas também são um sinal de status, que pode ajudar a criar uma boa impressão e transmitir confiança para o cliente.

Processo de montagem

1-Abra o gabinete em suas laterais, em geral a fonte já vem fixada no gabinete.

2-Começaremos com a fixação do disco rígido em uma baia apropriada.

3-Agora fixaremos o drive de CDROM em uma das baias superior

4-Fixe agora o Drive de Disquete na baia apropriada

5-Fixe agora a placa-mãe, colocando os pinos de plásticos em orifícios específicos para este fim e fixe-a ao gabinete com os parafusos adequados.

6-Coloque agora o processador tomando o cuidado de encaixá-lo corretamente, note que há uma posição correta para sua fixação, tome cuidado também para não amassar os pinos do processador causando danos irreparáveis ao mesmo. Devemos abrir a alavanca localizada ao lado do slot soltando-a de seu encaixe e levantando-a, em seguida encaixar o processador prestando atenção na posição correta. Após a colocação do processador devemos baixar a alavanca e trava-la.

7-Fixe agora o Coller

8- instale a memória travando-a corretamente no seu slot.

9-Faça a ligação dos cabos de força na placa mãe e periféricos.

8-Ligue o cabo de força da placa-mãe e drives de HD, DVD e Disquete.

10-Ligação do cabo flat do HD, perceba que existe uma marca vermelha na lateral do cabo indicando que este lado deve ficar ao lado do cabo de força.

13- ligações das chaves e LEDs do painel frontal do gabinete na placa-mãe

Ligando o Micro pela Primeira Vez

Na primeira vez que ligamos um microcomputador recém-montado, ele ainda deverá estar aberto, pois iremos conferir todas as ligações que foram feitas, em especial as ligações das chaves e LEDs do painel frontal do gabinete. Ligue o micro ao estabilizador de tensão e o estabilizador de tensão à tomada. Ligue o monitor de vídeo à tomada existente na fonte de alimentação (ou ao estabilizador de tensão, caso na fonte de alimentação não exista uma tomada de força para a ligação do monitor de vídeo) e à placa de vídeo. Ligue o teclado no local apropriado da placa-mãe. Ligue a chave Liga/Desliga do estabilizador. Ligue o computador e o monitor de vídeo. Não se esqueça de que gabinetes ATX devem ser ligados através da chave Liga/Desliga presente na fonte de alimentação (caso exista) e da chave Standby do painel frontal do gabinete. Se tudo correu bem, alguns apitos deverão ser ouvidos no alto-falante do micro e alguma imagem será formada na tela. Se não aparecer nenhuma imagem na tela, verifique os controles de brilho e contraste do monitor. Não se esqueça de que para mexer dentro do microcomputador ele deverá estar desligado. Caso  contrário, você poderá danificar permanentemente alguma parte do seu micro. O que devemos conferir após termos montado o micro e na primeira vez em que o ligamos:

1. Se a ventoinha do processador está girando. Caso contrário, desligue imediatamente o computador e confira a sua instalação.

2. Se o micro não ligar (ficar com a tela escura), você deve conferir a montagem, em especial:

- Se a chave Standby está corretamente conectada à placa-mãe (somente  em gabinetes ATX).

- Se a fonte está encaixada corretamente na placa-mãe.

- Se os módulos de memória estão corretamente instalados. Retire-os e reinstale-os.

- Se a placa de vídeo está corretamente instalada. Retire-a e reinstale-a.

- Se o flat-cable do disco rígido não está invertido.

- Se o flat-cable da unidade de CD-ROM não está invertido.

- Se a placa-mãe foi configurada corretamente.

3. Se a tela ficar escura e o microcomputador emitir diversos “bips”, você deverá:

- Conferir a instalação da placa de vídeo, memória e processador. Retire-a do slot e a encaixe novamente.

4. Se o LED da unidade de disquete estiver aceso permanentemente, você deverá:

- Conferir a instalação do cabo da unidade, pois está invertido.

5. Apertando-se a chave Reset do painel do gabinete, o microcomputador deverá reinicializar.

Se isto não ocorrer, confira a instalação da chave Reset na placa-mãe.

6. O LED “Power” (verde) deverá estar aceso. Se isto não ocorrer, inverta a posição do LED “Power” na placa-mãe, pois está ao contrário.

Pronto! O seu computador já está devidamente conferido! Vamos fechá-lo!

Antes de literalmente fechar o computador, alguns detalhes são importantes a serem observados ainda dentro do gabinete. A sua organização pessoal em relação à montagem do micro o caracterizará como um “montador” desleixado e amador ou um “montador profissional”.

Você deve ter reparado na confusão de fios que se instaurou dentro de seu gabinete. Você deverá arrumar todos os fios, prendendo-os com presilhas plásticas ou com prendedores de arame encapado (aqueles que fecham o saco de pão de forma). Estas presilhas podem também prendê-los diretamente a alguma parte metálica do gabinete, de modo que os fios não balancem durante o transporte do gabinete. Observe que ao redor da ventoinha do processador não  poderá haver qualquer fio. As ranhuras posteriores do gabinete deverão estar todas fechadas. Se alguma ranhura ficou aberta, você deverá fechá-la com tampas metálicas que acompanham o gabinete. Isto evita que poeira e pequenos objetos entrem no gabinete. Aproveite para verificar se todas as placas que estão conectadas à placa-mãe estão aparafusadas no gabinete. Utilize parafusos sextavados de rosca fina para aparafusar as tampas metálicas e as placas ao gabinete.

Por enquanto é isso..

Vlwz pôvo

About these ads

Uma resposta

  1. ola boa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: