Como configurar a sequência de Boot?

Quando o disco rígido do computador não possui dados gravados, assim como não há sistema operacional instalado, ao ligar o computador, o mesmo não estará pronto para uso. Isso acontece quando se formata o micro e não se instala nenhum sistema. O que podemos fazer então é usar um dispositivo de boot para colocá-lo em operação.

Iniciando o boot

O disco de boot (ou disco de sistema ou disco de inicialização) é um dispositivo de armazenamento que possui os arquivos do sistema operacional, arquivos que podem reconhecer as mídias removíveis, os barramentos, e, a partir daí, poder instalar o sistema, atualizá-lo, enfim, são os arquivos necessários para o funcionamento do micro até que o sistema seja totalmente instalado. Este dispositivo de armazenamento pode ser um disquete, um pendrive, ou um Cd, como ocorre hoje.

Geralmente, para que o sistema possa reconhecer esse dispositivo, devemos configurar o computador para, que irá verificar o dispositivo quando o micro for iniciado.  Para configurar quais o micro deve checar no boot, devemos configurar a sequência de boot. Através dessa sequência, o computador irá verificar os dispositivos que estarão na fila. O primeiro dispositivo verificado que conter arquivos válidos para sua inicialização, será o dispositivo escolhido. A prefeêrência de dispositivos é definida pelo nível de prioridade definida pelo usuário.

Como confgurar a sequência de boot?

 

Primeiro, devemos acessar o setup do computador. Para acessá-lo, deve-se digitar a tecla DEL repetidamente durante o boot do computador.

3589-setupProvavelmente aparecerá a tela acima, depende do computador. Para acessar os comandos, utilize as teclas direcionais.

As configurações relativas ao boot, dentre outras, são encontradas no opção BIOS FEATURES SETUP, ou ADVANCED BIOS FEATURES. Acesse-a com as teclas direcionais e tecle enter. Dentre diversas opções, procure por Boot Sequence ou 1st Boot Sequence. Lá é só mudar a opção com as teclas PAGE UP ou PAGE DOWN.  Abaixo pode haver outras opções, como 2st Boot Sequence. Nela, pode-se selecionar o segundo dispositivo na lista de prioridade de busca por dispositivos de boot. Selecione o dispositivo desejado e tecle ESC para sair desse menu e voltar para a tela inicial. Nela, tecle ESC para sair, ou F10. Na mensagem que aparecer, perguntando se deseja realmente sair, tecle y para selecionar sim, n para selecionar não. Após isso, tecle enter. 

Após configurar o boot, é só reiniciar o pc com o dispositivo de boot desejado conectado, seja ele um CD, seja um Disquete, etc.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: