O que é automação?

Existem fábricas modernas onde todo o processo de fabricação, desde a entrada da matéria prima até a embalagem do produto final é realizado sem intervenção humana. Isso é possível porque, nessas fábricas, as máquinas são capazes de realizar operações semelhantes aos processos mentais do homem – isto é, exige automação. Usa-se a palavra automação, em geral, quando as máquinas substituem o trabalho humano, o que é uma tendência da indústria moderna. O emprego indiscriminado dessa palavra, no entanto, tem criado algumas confusões. Na verdade, a simples utilização de máquinas já vem facilitando e reduzindo as tarefas humanas desde fins do século XVIII. Contudo, isso não chega a ser automação: é apenas mecanização, pois tais máquinas — tratores e guindastes, por exemplo — substituem só o trabalho físico de homens e animais.

A operação de uma máquina automática envolve simultaneamente mecanização, racionalização, processamento contínuo e controle automático. A mecanização substitui e aperfeiçoa o esforço muscular humano. A racionalização liga os aspectos técnicos aos fatores empresariais e sociais: a própia máquina escolhe a melhor combinação dos meios para atingir os objetivos com maior eficiência. O processamento contínuo permite enorme aumento de produtividade pela eficiente organização do processo de produção. O controle automático funciona através da realimentação: o computador dirige toda a operação, recebendo informações, analizando-as e corrigindo os desvios eventuais.

carreira-144

Fábrica automotiva completamente automatizada

 

A automação, portanto, é mais do que uma simples ultra-mecaniação — ela representa uma nova fase de progresso técnico, no qual as máquinas passam a se ocupar de tarefas que só podiam ser realizadas pelo cérebro humano. O emprego de equipamento automático, além disso, tem permitido o aumento da produtividade e o barateamento dos bens produzidos. A prazo mais longo, o principal efeito da automação será libertar a capacidade criadora humana que, ao deixar o trabalho repetitivo para as máquinas, terá mais tempo livre para tarefas mais complexas especificamente suas, como ciência e arte. É claro que nem todos os seres humanos poderão viver produzindo trabalho artísticos e individuais, a automação tomará postos de trabalho que hoje empregam milhões de pessoas em todo o mundo, e isso tem gerado discussões interessantes. A automação tem um futuro muito promissor, já que cada vez mais as tecnologias têm se convergido e se desenvolvido de maneira estrondosa, e as aplicações da automação atingem cada vez mais um patamar mais abrangente.

Deixe um comentário