Utilização dos microcontroladores atualmente

Os microcontroladores são largamente utilizados em diversos aparelhos e produtos hoje em dia, sem os microcontroladores muitos dos produtos e funcionalidades existentes hoje não existiriam, pois a capacidade que os microcontroladores apresentam de gerenciar e otimizar a utilização de dispositivos é considerável.

Desde o surgimento, em 1978, aos poucos os microcontroladores vem ganhando espaço nos mais variados produtos. Sendo utilizado principalmente para melhorar o funcionamento e acrescentar algumas funcionalidades a esses produtos. O mercado ainda tem muito a aproveitar dessa endência, e a previsões de que em 2010, em m-edia, uma pessoa interagirá com 350 dispositivos microcontrolados diariamente. Devido a essa crescente demanda e desenvolvimento dos microcontroladores, pordutos como fogão, geladeira, máquinas de lavar, relógios de pulso, dentre muitos outros produtos, hoje apresentam microcontroladores. Os microcontroladores permitiram a evolução de equipamentos que há anos não evoluíram, como os motores de combustão, que agora com o novo controle eletrônico, podem funcionar com sistemas bicombustível, poluindo menos. Outro caso com notável utilização de microcontroladores é a máquina fotográfica, que utilizava antes processos químicos e mecânicos, e hoje utiliza microcontroladores, sensores e memória, sendo também integradas a telefones celulares, estes que hoje também evoluíram grandemente devido ao crescente uso de microcontroladores, cada vez mais elaborados atá apresentarem milhares de funcionalidades, como hoje.

Exemplos de microcontroladores

Exemplos de microcontroladores

 

 

A medicina também apresenta usos de microcontroladores, com robôs, que auxiliam em operações minuciosas, aparelhos de diagnóstico geral, dentre outros. Outro ramo são os sistemas embarcados, na qual os microcontroladores são desenvolvidos propriamente para um circuito específico, tendo as suas funcionalidades alteradas para otimizar o circuito. Hoje, os microcontroladore tendem a crescer e abranger cada vez mais suas utilizações, visto que teoricamente os microcontroladores podem ser integrados a todos os produtos existentes hoje, até mesmo em seres vivos.

Uma resposta

  1. só acho que a evoluçao do consumo dos veiculos está a anos estacionado sem as devidas evoluçoes tecnologicas atingidas em outros setores . como celulares, computadores, baterias, e o uso de tecnologias conjunta .

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: